Ensino não superior

  • Ensino não superiorEnsino Pré-Escolar: Educação Infantil e Primária 

A educação pré-escolar em Espanha é dividida entre a educação infantil e a primária.

A educação infantil corresponde a crianças desde o seu nascimento até aos 6 anos de idade, dividindo-se em dois ciclos: até aos 3 anos e dos 3 aos 6 anos de idade. Em ambos os ciclos, são abordadas matérias no âmbito do desenvolvimento emocional, dos movimentos do corpo e dos hábitos de controlo, da expressão da comunicação e linguagem, dos padrões de convivência e as relações sociais, bem como sobre a descoberta do meio físico e social. Apesar desta fase não ser obrigatória, o carácter educativo deste período é importante pois contribui para a saúde física, emocional, social e para o desenvolvimento intelectual das crianças.

A educação primária corresponde a seis anos lectivos, que se dividem em três ciclos de dois anos cada, que vão dos 6 aos 12 anos. É um ensino gratuito e obrigatório, em que o objectivo passa por promover a socialização das crianças e incentivar a sua incorporação na cultura e contribuir para uma progressiva autonomia de acção no seu ambiente e também para a aquisição da aprendizagem relacionados com a fala, leitura, escrita e cálculo. Tem ainda como objectivo desenvolver as suas aprendizagens relacionadas com a língua espanhola e a língua oficial da Comunidade Autónoma e a compreensão da expressão de mensagens simples numa língua estrangeira.

 

  • Ensino Secundário

A formação secundária é dividida entre o ensino secundário obrigatório, o bacharelato e em programas de garantia social que são apresentados de seguida:

Ensino Secundário Obrigatório (ESO): é um ensino gratuito e obrigatório para completar o ensino básico. Depois da educação primária, é obrigatória a frequência durante quatro anos. Nesta fase, o aluno começa aos 12 anos e, normalmente termina aos 16. Proporciona aos alunos a incorporação em futuros estudos e no seu trabalho e ainda proporciona o treino na execução dos seus direitos e obrigações nas suas vidas.

Podem ser feitos, no máximo, dois cursos em que o estudante em parceria com os seus pais podem decidir, a partir do momento em que fazem os 16 anos de idade, para terminar a sua escolaridade obrigatória.

Bacharelato: caracterizado como sendo a última fase do ensino secundário. É facultativo e tem a duração de dois anos, compreendendo, desta forma, as idades entre os 16 e os 18 anos. Os objectivos gerais da educação são promover uma maior maturidade pessoal e intelectual do indivíduo e, no ensino médio, garantir as bases para os estudos posteriores, tanto a nível académico como em formação profissional,  para dar aos alunos uma preparação especializada, consistente com as suas perspectivas e interesses de formação, que lhes dá acesso ao ensino superior. Procedem também a actividades educacionais que promove a capacidade dos alunos a aprender por si só, bem como a trabalharem em equipa no seguimento da implementação de métodos de investigação.

Possui quatro modalidades diferentes, para corresponder à variedade dos estudos subsequentes e à variedade de interesses, habilidades e atitudes do aluno de forma flexível, são elas: as Artes (Artes Visuais, Design, Imagem, Artes Performativas, Música e Dança), as Ciências Naturais e a Saúde, as Humanidades, as Ciências Sociais, e a Tecnologia. Embora consciente de materiais comuns para contribuir para a formação geral do aluno, o Bacharelato permite que os estudantes tomem as suas decisões, de acordo com as suas preferências, optando por uma modalidade entre as quatro previstas e algumas disciplinas optativas.

Programas de Garantia Social: Trata-se de programas de iniciação profissional para jovens com idades compreendidas entre os 16 e com menos de 21 que não tenham alcançado os objectivos da obrigatoriedade do ensino secundário ou que não tenham formação técnica.

Desenvolvem-se diferentes modelos adaptados às características e expectativas dos alunos.

São planeados para melhorar a formação dos jovens estudantes a fim de capacitá-los para realizarem determinados trabalhos profissionais. A sua duração varia entre 720 e 1800 horas de formação, divididas entre 26 e 30 horas por semana. Estes programas são gratuitos, o que poderá garantir a permanência dos jovens.

  • Formação Profissional

A formação profissional, no âmbito do sistema educativo, visa preparar os estudantes para uma actividade profissional, proporcionando uma formação polivalente que lhes permita adaptar-se às modificações que podem surgir no emprego e que podem ocorrer durante toda a sua vida. Inclui a formação inicial e a formação profissional específica para o nível médio e superior.

  • Aprendizagem Artística

A aprendizagem artística visa dotar os alunos com qualidade artística e garante a qualificação dos futuros profissionais da música, da dança, do teatro, das artes visuais e do design.

  • Música e Dança

As aulas de música e de dança incluem três tipos:

  1. Nível elementar, quatro anos de duração;
  2. Nível médio, sendo dividido em três ciclos académicos de dois anos;
  3. Nível superior, compreende um único ciclo cuja duração é determinada pelas características das aprendizagens.

Nível Elementar

Para o nível elementar das aprendizagens de música e dança, são estabelecidos pela administração educacional, critérios que levam em conta a idade ideal para estas aprendizagens.

Nível Médio

Para aceder a este nível das aprendizagens de música e de dança deve-se superar um exame de acesso, passando ao terceiro ciclo do nível médio de dança ou de música que dá direito ao título profissional.

Nível Superior

Terão acesso a este nível das aprendizagens de música e de dança, se preencherem os seguintes requisitos:

  1. Ter o título de Bacharel;
  2. Ter sido aprovado nos estudos correspondentes ao terceiro ciclo do nível médio;
  3. Ter passado na prova específica de acesso criada pelo Governo, no qual o candidato deve demonstrar conhecimentos e aptidões profissionais necessários para ter aproveitamento nas aprendizagens correspondentes.

Aqueles que concluam com êxito o mais alto nível das aprendizagens têm direito ao título superior da especialidade, equivalente ao título de Licenciado.

  • Arte Dramática

As aulas de arte dramática incluem um nível de carácter superior. Para aceder a estas aulas, é necessário:

  1. Ter o título de Bacharel;
  2. Ter passado na prova específica de acesso criada pelo Governo, no qual o candidato deve demonstrar a sua maturidade, conhecimentos e aptidões.

Aqueles que superam as aprendizagens da arte dramática, têm direito ao título superior de arte dramática, equivalente ao título de Licenciado.

  • Artes Plásticas e Design

As aprendizagens das artes plásticas e de design relacionadas com os estudos incluem as artes aplicadas, o artesanato, o design das suas diversas modalidades, a conservação e a restauração de bens culturais.

Para aceder aos ciclos do nível médio próprio das aprendizagens de artes plásticas e de design, é necessário ter o título de Graduado em Educação Secundária, e demonstrar as competências necessárias para superar as provas estabelecidas.

Para aceder aos níveis mais elevados do ensino são aqueles que possuam o bacharelato e que superaram as provas estabelecidas. Os estudos para a especialidade da Conservação e de Restauração de Bens Culturais são considerados estudos superiores. Os alunos que ultrapassam estes estudos obtêm o título de Conservação e de Restauração de Bens Culturais, que é equivalente ao título de Licenciado.

São considerados os estudos superiores das aulas de desenho. Após a conclusão destes estudos estabelece-se o título de Design na especialidade correspondente, que equivale ao título de Diplomado Universitário.

 

 

Fontes:
 
http://www.mequieroir.com/estudiar/espana/sistema2.phtml
Acedido a 24 de Maio de 2009

http://www.educacion.es
Acedido a 24 de Maio de 2009

http://www.spainexchange.com/es/estudiante_info/sistema_educativo.php
Acedido a 7 de Junho de 2009
 

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